segunda-feira, 3 de julho de 2017

Teste de Controle Remoto

O circuito da unidade Teste de Controle Remoto é muito simples de ser montado.

Dessa forma, além de ensinar ao iniciante em eletrônica as principais técnicas de montagem, também possibilita montar um instrumento super requisitado nas oficinas daquelas que desejam realizar manutenção em aparelhos de televisão ou som com controle remoto.

O testador de controle remoto é um projeto bastante atraente e útil, que devido a sua praticidade torna-se uma excelente ferramenta de trabalho.

Objetivamos com este projeto oferecer mais instrumento de teste dentro da oficina, que vai ser de grande utilidade ao técnico em eletrônica.

Sabemos que nos dias de hoje a rapidez e eficiência nos serviços prestados, assim como o bom preço, tornam-se um diferencial positivo para a prestadora de serviços, facilitando assim a escolha do cliente.

Diodo Emissor de Luz (Led) – é um componente que apresenta uma junção PN, semelhante a um diodo, que emite luz visível ou radiação perto do infravermelho, quando diretamente polarizado. 

Os Led’s são componentes cuja intensidade luminosa depende da corrente que circula pelos mesmos.

Geralmente a corrente para a polarização de um Led deve ficar na faixa de 3mA a 40mA.

Foto Transistores são dispositivos semicondutores cuja resistência é controlável pela potência luminosa incidente sobre ele numa dada faixa do espectro de freqüências.

Seu funcionamento está baseado no fenômeno da fotocondutividade (ou efeito fotoelétrico).

Ele pode, ao mesmo tempo, detectar a incidência de luz e fornecer um ganho dentro de um único componente.

Em geral, possui apenas dois terminais acessíveis (coletor e emissor), no entanto, alguns incorporam o terminal de base para uma eventual polarização ou controle elétrico externo.

Lista:

1 Resistor 470 Ω - R2

1 Resistor 680 Ω - R1

1 Foto transistor OPL155-PTXC ou equivalente – T3

2 Transistores NPN de uso geral (BC547) – T1 e T2

1 LED Vermelho - D2

1 LED Verde - D1

1 Interruptor – CH1

1 Placa de circuito impresso

Terminais 

Fios